terça-feira, 9 de junho de 2009

Free at Last - Sonhar é bom

Falo de filhos penso logo em sonhos. Nem sei porquê, mas quando os vejo a dormir sou logo invadido por uma curiosidade atroz....

- O que será que estão a sonhar? Será que sonham que estão a brincar ou estão a ter um pesadelo com o último berro que lhes dei? Maldita a hora que lhes dei o berro! Devem estar a ter um pesadelo com o berro e com a cara desfigurada que fiz para tentar parecer mau.... caramba, sou assaltado por remorsos. Dá vontade de os acordar e dizer-lhes... - Olá, o papá estava a brincar. Olha eu aqui a sorrir.... vês os meus dentes, vês? Sou eu a sorrir para ti! Pronto, agora dorme e sonha com o meu sorriso.
É de loucos não é? Pois é, mas o que querem... eles são uns anjinhos....e as crianças não devem ter pesadelos. Interfere com o crescimento!

Brincadeiras à parte, os sonhos às vezes funcionam como a última esperança de que tudo, afinal, vai correr bem. Nos sonhos tudo parece ser possível. Deve ser por isso que muitas vezes sonho acordado. Há quem diga que fico meio aparvalhado, mas isso é porque não sabem que sonho acordado. Sonhar acordado significa que temos consciência que o sonho é mentira, aquilo que sonhamos não existe. Mas sabe tão bem! E não paga imposto!

Quem não tem sonhos? E quem nunca sonhou acordado? Sonhar é bom, por isso é que dizemos... - Olha, isso nem sonhos!, ou então quando o adolescente fixa o olhar numa rapariga e ela: - Vai sonhando filho, vai sonhando!

Vem isto dos sonhos a propósito de um sonho (a dormir) que tive numa destas noites.

Sonhei que estava a ser atendido por uma funcionária pública sorridente, num local limpo e arejado, sem filas, com vários guichets de atendimento. A funcionária sabia exactamente a documentação necessária para tratar do meu assunto, entrou no computador, cruzou todos os meus dados, imprimíu, deu-me a assinar um único papel e ... vapt vupt, assunto tratado! E ainda me disse quando me levantei para sair: - Tenha um óptimo dia!

Dali apanhei um táxi. Os táxis estavam todos em fila, os taxistas tinham um crachat indentificando-os, vestiam uma farda própria de taxista. O taxista do carro onde eu ía entrar (viatura lavada e limpa por dentro) saíu para me abrir a porta dizendo : - Seja bem vindo!, quando entrei - após lhe dizer o destino, perguntou-me se desejava conversar. Disse-lhe que sim. Começámos então uma conversa sobre os variados assuntos. Não se falou de futebol, nem de assaltos, nem de crise. Falou-se de história, de família, da vida, dos filhos, de tudo um pouco. Foi interessante cruzar as minhas vivências com as deste homem. Ao chegarmos paguei-lhe e deu-me o troco acompanhado de factura que - diga-se, não lhe pedi e disse-me : - Espero vir a ter a oportunidade de o rever!

Saí do táxi e entrei na Pastelaria. Fui recebido com um - Muito bom dia!, pelo funcionário do balcão. Perguntou-me o que ía desejar. Pedi-lhe um sumol de ananás e uma sandes de fiambre. Disse-me que sim, no entanto perguntou-me se podia fazer uma sugestão. Acedi.
- Tenho hoje um sandwich quente, de pão caseiro com fiambre de peru, 1 folha de alface (mais do que uma - acredite, estraga) e um pouco de mostarda. Experimente, se não gostar farei então a sandwich que me pedíu!
Pedi-lhe para me trazer a tal sandwich. Trouxe-me o sumol que pedi (era de ananás) e experimentei a célebre sandwich.... fabulosa!
Agardeci a sugestão, sorríu-me e trouxe-me o café 5 segundos mais tarde. Quando saí lançou-me um desafio : - Quando tiver o prazer de o rever vou fazer-lhe outra sandwich diferente. Vai ficar de água na boca por isso volte depressa!
Subi para minha casa, cruzei-me com vários vizinhos que me sorriram e me cumprimentaram, perguntaram pela família, seguraram na porta do elevador à espera que eu entrasse.
Ao entrar em casa fui directo na sala e liguei a televisão. Nada de Manuela Moura Guedes, Goucha, Maya... nada, só jornalistas licenciados e com experiência comprovada. Todo sorridente dirijo-me ao quarto, luzes apagadas, dois passos à frente e.... toma vai buscar! Dou com o testame na porta entreaberta. Dor do caraças, mas finalmente acordo! A dor passou. Era sonho.
Levanto-me para ir buscar um copo de água. Os vizinhos discutem no andar de cima. Os palavrões proliferam. Vou à sala. Ligo a televisão. Programas de madrugada.... malucas vestidas de apresentadoras(?) em programas para doidos... desligo! Volto à cama. A minha mulher acorda. Pergunto : - Achas que se dermos um toque aos vizinhos eles páram a discussão? Resposta conclusiva : - Deves estar a sonhar!
Não , não estou a sonhar. Estou acordadinho na dura realidade. Volto a dormir. Sorrio e sonho. Há até quem tenha feito história porque sonhou. Sonhar é bom, não é?


3 comentários:

Augustus disse...

"é o sonho k comanda a vida"... ; )

Lula disse...

Sonhar é bom, diria mesmo, sonhar é fabuloso!!!
Gostava que o teu sonho fosse a nossa realidade e gostava que essa realidade começasse em mim própria.
São sempre mais os dias em que vivo em estado de intolerância, mesmo quando acordo com intenções melhoradas.
Vou esforçar-me mais!!!!

Unknown disse...

Olá, Lindo
Realmente, sem sonho o que faríamos???
Também sou uma sonhadora, quer acordada quer a dormir.
Continua... ainda alcanças o teu.