quinta-feira, 14 de maio de 2009

Não desista!

Ía eu todo lampeiro na A1 a tentar adivinhar onde se encontravam os radares, quando me deparo com este cartaz..."Não desista. Somos todos precisos". Fiquei a pensar (às vezes, muito raramente, dá-me para isso).... não desista? Desisitir do quê?

Vamos por partes: "Não Desista". O cartaz mostra-nos uma fotografia da Srª Dª Manuela sentada a uma secretária. A secretária está vazia. Não há um agrafador, um telefone, um clip, uma folha, uma caneta... não há rigorosamente nada! A pose é propositada. Não há ali qualquer intenção de mostrar que se está a trabalhar, ao contrário do que é habitual nos cartazes políticos onde os mesmos tiram fotografias de mangas arregaçadas e sem gravata para mostrarem que são do povo. Não, a Srª Dª Manuela tem a intenção de nos mostrar que não está a fazer rigorosamente nada. Ali não se produz coisa nenhuma ao ponto de posar praticamente de braços cruzados com uma mão de forma singela em cima da outra. Secretária limpinha e mostrando que não há afazeres.


Portanto, podemos concluir que a mensagem é.... não desista, você que trabalha ainda vai chegar lá. Faça um esforço e, como eu, atire o que tem em cima da secretária para o chão, deixe-a limpinha e ... cruze os braços! Ou, se não tiver receio de passar por Gay, pouse uma mão de forma singela sobre a outra. E fixe o olhar, fixe de forma convicta...isso, aparvalhe a olhar para a parede. Não desista, você consegue!


Temos também a segunda parte da mensagem : "Somos todos precisos", que é como quem diz somos todos iguais, estamos todos no mesmo barco (eu no barco a remos e ela num qualquer transatlântico da Cunnard Lines), somos um só, somos o povo! Estão a ver não é? Eu sou igual à Manelita e ela precisa de mim, logo eu que nunca a vi mais gorda. Mas como ela precisa.... vamos a isso.... quando chego ao meu gabinete toca de atirar tudo para o chão e cruzo os braços fixando o olhar na parede. Pronto, já está!... Nada, não acontece nada. Mas não desisto! Continuo a não fazer coisa alguma e fixo, fixo muito a parede até ficar a lacrimejar dos olhos. Nada! Mas não interessa, a senhora pedíu eu faço-lhe a vontade. Mais uma tentativa e nada! Sei que sou preciso, mas desisto! As pessoas aqui na empresa têm entrado e saído do meu gabinete sem dizer uma palavra e com cara de estranheza. Parece-me que não estão a entender o exercício que estou a fazer... é melhor desistir!

Confesso que também eu não entendo o que me está a ser pedido por esta senhora. Ou então eu percebi mal a mensagem. Deixa ver....ah, se calhar está a querer dizer-me que eu sou preciso para parar a democracia por uns tempos até meter "tudo" na ordem. Deve ser isso. Interessa-me. Eu se há coisa que gosto é de mandar. Reparo num número de telefone no cartaz e acredito que seja para fazer a inscrição "para mandar e meter tudo na ordem". Ligo para lá. Sou informado por uma gravação que se trata de uma chamada de valor acrescentado... mau, começa mal, ainda não mandei nada e já estou a pagar. A seguir vem uma voz grave... começa a falar e reconheço-a...olha, olha, é Srª Dª Manuela...

- Oh Srª Dª Manuela, ainda bem que é V. Exa. a atender a chamada, é que eu não percebi ainda qu .... a voz não se cala e percebo que afinal é outra gravação. Diz que precisa de mim, quer ouvir-me, não quer que eu desista. Pois, isso eu já tinha percebido. Acaba a gravação e vem outra senhora que começa a falar comigo. Digo-lhe que me quero inscrever. Ela diz-me que não é para fazer inscrição nenhuma e sim para me queixar do que está mal para a Srª Dª Manuela resolver. Hummm.... pergunto-lhe quantas horas posso ficar a queixar-me e quem vai pagar a chamada? Ela diz-me que tenho apenas um minuto e que sou eu quem vai pagar o telefonema. Um minuto? Um minuto nem dá para reclamar do valor do pão. Olhe, muito obrigado mas desisto.

Desliguei o telefone. Fiquei meia hora de rabo para o ar a apanhar os clips do chão e voltei a fazer aquilo que os portugueses fazem todos os dias mas a Srª Dª Manuela não sabe fazer.... trabalhar! E prometi a mim mesmo : que se lixem os radares, na A1 é prego a fundo e passar a voar pelos cartazes dos políticos!

3 comentários:

Janica disse...

Quando fores na A1 de prego a fundo, faz-me um favor, ao passares pelos cartazes, guia com os joelhos e faz-lhes um bacamarte com os dedos.

Nuxa disse...

GANDA MALUCA ESTA MANUELA! Ali sentadinha o dia todo... a olhar para as vistas e ainda manda a malta trabalhar. É O QUE ANDAMOS A FAZER HÁ ANOS, Ó TÓTÓ!!!!!! Queremos desistir, somos todos precisos, menos tu.

Augustus disse...

E... nao é k o PSD da Manelita ganhou as eleições europeias???... :S

Mas quem venceu mesmo, a candidata mais votada foi......
a Sra Abstenção. Mai nada!... :D
lol