sexta-feira, 15 de maio de 2009

Um dia você aprende

Todos os dias aprendemos!
Ou melhor, quem quiser, todos os dias poderá aprender. O conhecimento anda por aí, no ar, à espera de ser agarrado. Nós por vezes é que não damos por ele. Andamos metidos para dentro, que é como quem diz, a olhar para o nosso umbigo. Como conseguir que as coisas sejam mais fáceis? Ou mais interessantes? Ou diferentes? Ou mais estimulantes? Ou mais alegres? Ou mais "verdadeiras"?
Julgamos muitas das vezes tudo saber. Sentamo-nos em cima da nossa "experiência" e pensamos ser catedátricos do conhecimento. Errado! A "experiência" não se adquire apenas com os anos vividos mas com o que se fez com a vida, os erros cometidos, assumidos, corrigidos. Os tropeções, as quedas e o levantar de novo. Os risos, os choros. Os beijos e as estaladas. Experiência adquire-se com a quantidade de ferramentas que se utilizam ao longo dos anos sob pena de apenas sabermos fazer coisas de uma determinada forma, matando assim a criatividade que é inerente a qualquer um de nós. E sob pena de ficarmos isolados nas nossas "verdades".
"Para quem só sabe usar o martelo, qualquer problema é um prego." [Abraham Maslow]
Falo disto porque - ainda agora com 44 anos, me surpreendo com o que a vida me apresenta. Fico admirado, aparvalhado, perdido. Pergunto a mim mesmo - Mas então como é que eu não estava à espera disto? E a vida grita lá do alto :
- É a experiência estúpido!
Hummm.... falta-me então conhecimento, vivências, desilusões, surpresas, alegrias e tristezas, partilhas... enfim, falta-me ainda "viver". Então é isso. Está explicado porque é que ainda discuto muito, porque é que as relações com os outros por vezes são tão difíceis, porque é que por vezes não entendo nada e outras julgo entender tudo. Falta ainda experiência.
Mas um dia nós aprendemos! Ele anda por aí. O conhecimento. Há que tentar agarrá-lo. Há que usar tantas ferramentas quantas nos sejam postas à disposição. E inventar outras. Para no mínimo saber viver. E não se morrer estúpido!
Difícil não é? Mas um dia você aprende!

2 comentários:

Anónimo disse...

Conhecimento na teoria, requer tempo. Conhecimento na prática, requer generosidade. Como ainda sou imatura, não consigo ser generosa para mim mesma. Aprendi nesta apresentação que devido á minha imaturidade, quem fica a perder sou eu.
Ah, sou a janica e não consigo enviar este comentário pela conta do goggle, teve de ser como anónimo.

Augustus disse...

Gostei do tema e da tua abordagem, Peter ; )
Como diz o velho dito: aprender até morrer... : )