quinta-feira, 28 de maio de 2009

Comício na Gália

toc toc toc...
- Simmmmm?
- Qual sim qual quê, abra mas é os portões! Sou uma pessoa muito importante. Não posso perder tempo.
- Quem é?
- Vital Moreira!
- E eu sou o Capuchinho Vermelho.
- Insolente...se espreitares pela porta vais ver quem sou!
- Olha, olha....és mesmo tu Vital? Então o que é que queres? Levar na tromba?
- Venho para fazer um comício e para jantar...vocês convidaram-me... já se esqueceram?
- ????... espera aí que eu já venho...
O gaulês foi a correr ter com Astérix e conta-lhe o que se passa...
- Ai é? O Vital está à porta?... vem para fazer um comício e para jantar?...manda o gajo entrar e leva-o para a casa do nosso chefe...
O gaulês vai buscar o Vital à porta e leva-o à casa do chefe da aldeia.
- Boa noite... mas que raio de maneira de me receberem...
- Boa noite oh Vitalito... sou o chefe desta aldeia... o que te traz aqui? Queres levar na tromba?
- Vocês convidaram-me para fazer um comício e para jantar!
- Con... con.... convidámos o quê? Ah ah ah.......
- Para fazer um comício e para jantar já disse!
- Este gajo quer levar na tromba!
- Calma Obelix, deixa o gajo falar....
- Recebi este convite por correio.... a morada é da vossa aldeia... “Agradecemos a sua digníssima presença nesta aldeia o quanto antes para esclarecimentos sobre as eleições europeias. E aproveita e janta connosco!”…recebi ontem mesmo por correio.
- Correio? Astérix sai da frente. Agora vais levar na tromba....
- Calma Obelix, calma, deixa-nos falar com ele. Olha lá oh Vitalito, não sabes que nós não usamos correio? Então vais concorrer às eleições e não sabes o que por aqui se passa?
- Vocês não usam correio?
- Correio? Oh Vitalito, desde que inventaste o imposto europeu que só há dinheiro para a mensagem voadora.
- Mensagem voadora?
- Vamos ao bosque, apanhamos um irmãozinho dos teus, metemos-lhe a carta no colarinho, apontamos na direcção da cidade para onde endereçamos a carta.... PAFT! Chega lá num instante!
- Meus amigos já temos... olááá... quem é este?
- Druida ainda bem que chegaste. Este é o Vitalito.
- Vitalito? O que faz aqui?... vem para levar na tromba?
- Não. Vem para fazer um comício e para jantar... alguém lhe pregou uma partida!
- Esta coisa de estarem sempre a dizer que me querem dar na tromba já começa a chatear!!!
- Não fiques assim.... a malta tem este hábito o que é queres?
- Então não me convidaram é isso? Já não se faz comício?
- Calma, não te convidámos mas vais ficar para jantar. Senão ainda vais dizer que a malta trata mal os convidados.... agora, quanto ao comício esquece, a não ser que queiras levar na tromba!
- É uma pena. Tenho tanto a dizer. Olhem que vocês iam gostar. Dou beijinhos e tudo. Uma canetinha para um, um boné para outro….
- Tu é que sabes! O Obélix já te está a olhar de esguelha. Se quiseres arriscar…
A aldeia dirige-se para a mesa, farta de javalis e outros afins.....todos comentam a razão de Vitalito se encontrar ali e todos chegam à mesma conclusão... quer levar na tromba!
- Vitalito, vai uma musiquinha?
- PAFT!
- Mas Astérix... então também bates nos teus??????
- Não... este pede-nos para o pormos a dormir porque tem insónias e a senha é “vai uma musiquinha?”
- Bom... não consigo comer mais nada. Come-se muito bem aqui na Gália. Gostava de vos agradecer. Posso falar à aldeia, só para agradecer?
- Podes, mas não arrisques….
- Atenção, atenção! Meus queridos gauleses, quero-vos agradecer o amável convite que me fizeram para jantar convosco. Senti-me entre família. Esta grande família europeia, pertença também à familía do PS qu……
- PAFT!
- ah ah ah… mais um a levar na tromba! Boa Obélix. Olha, deu tempo de lhe meteres a carta para o Sócrates no colarinho?
- Deu. O convite para o comício e para o jantar é para a próxima 3ª Feira.
- eh eh eh…. ao tempo que não me divertia tanto! Estes gajos ouvem falar em comício põem-se logo a caminho. O bom é que há candidatos para todas as semanas! Só não percebo porque é que lá na terra deles ainda não inventaram esta brincadeira! eh eh eh….

7 comentários:

Anónimo disse...

Está porreiro...
Que grande sentido de humor!
PARABÉNS E HÁ QUE CONTINUAR A MARTELAR NAQUELES QUE PRECISAM.

Janica disse...

BRUTAL!!!

Lula disse...

FAN-TÁS-TI-CO !!!!!!!
Há muito tempo que nada me divertia tanto!
Promete que todas as semanas nos levas às aventuras na Gália.

Augustus disse...

Ehehe... 5***** ; )
Magnífico conto, com laivos de actualidade... :D
lol

Peter disse...

Como sabes, caro Augustus, serviste de inspiração!!

Augustus disse...

AHAHA!!!.... lol
Eu e mais a manix e o JPilha concerteza... :D

Ehehe... gostei especialmente da inteerveção do "bardo" Vitalito :D

kkkkk

Escusado será dizer k nao votei em nenhum desses caramelos e tbm nao aderi à vaga do voto em branco/nulo. So nao divulgo qual... pelo menos em canal aberto ; )

Hobby disse...

Porque é que todos este personagens me parecem familiares?
Não me lembro de ter ido a esse comício...